1º FM CONNECTION
Proteção de dados, manutenção de carpetes, qualidade do ar interno, descarte de mobiliário e muita, mas muita reflexão mesmo sobre o tema “Diversidade, equidade e inclusão” (DE&I). Todo esse conteúdo foi apresentado a uma plateia super engajada durante a 1ª edição do FM Connection, realizada em 19 de maio de 2021, no Ventura Corporate Towers, centro do Rio de Janeiro.
Primeiro evento idealizado pelos Facilities Managers Ana Machado e Fernando Carrasqueira, o encontro teve o objetivo de discutir alguns tópicos que permeiam as atividades dos profissionais de FM na voz de parceiros e especialistas que, de fato, entendem dos assuntos. E agora, com vocês, um resumo de tudo o que foi debatido e compartilhado naquele fim de tarde, “para não dizer que não ‘se falou’ das flores” do mundo corporativo. Tomem seus assentos!
Uma aposta no presente
O mundo FM de hoje com vistas para o amanhã
O advogado William Rocha comparou o profissional de facilities a Shazam, aquele herói do cinema, em alusão aos super poderes que muitas vezes nosso personagem do mundo real parece ter para ser capaz de unir tantas pontas do universo empresarial. Sir William foi convidado a falar de um elemento relativamente recente no radar do FM, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Já Paôla Borges, da John Richard Soluções de Mobiliário, deixou um convite para todos os presentes que desejassem participar de grupos de trabalho sobre sustentabilidade, tema bastante afinado às defesas de outros dois palestrantes: da parte do CEO da milliCare, Paulo Jubilut, o guia ABRITAC para manutenção especializada de carpetes. E, na sequência, o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI), presidido por Leonardo Cozac, CEO da Conforlab Engenharia Ambiental Ltda.
Na mesa-redonda, outra questão mais subjetiva, mas não menos importante no trabalho do FM: as relações interpessoais e tudo o que entra em jogo no respeito às diferenças. E aqui, com a palavra, gestores da Sodexo (Lilian Rauld e Filipe Costa), Shell Brasil (Luiz Oliveira) e Vivo (Roberto Vilaronga), além da contribuição do advogado Saulo Amorim, consultor em diversidade e militante pelas famílias LGBTI+.
Focus Groups
Engajamento para o 2º FM Connection
Já sabendo que o 1º FM Connection não nasceria para ser filho único e prevendo o tema sustentabilidade para batizar o segundo rebento, os organizadores Ana Machado e Fernando Carrasqueira viram na head de novos negócios Paôla Borges, da John Richard Locação de Móveis, uma parceira para mediar três grupos de discussão mensais, com vistas a aproveitar o intervalo entre um e outro FM, aquecendo, claro, os motores para a segunda rodada em setembro.
“A Ana e o Carrasqueira têm a intenção de promover mudança entre profissionais de facilities, por meio de conteúdos relevantes que possam ser desdobrados em pequenos movimentos. Então eu falei: se vocês vão ter uma série de eventos, como a gente pode contribuir para o engajamento do participante do primeiro evento para que ele tenha interesse em participar do segundo?”, lembra a head de negócios.
Sendo o mote desse segundo encontro relacionado à sustentabilidade, ela reforça: “existem inúmeros gargalos em ESG (Environmental, Social and Governance) propriamente ligados à questão do descarte, e nós estamos nesse olho do furacão. No setor de mobiliário, o descarte é altíssimo. Houve uma semana, em São Paulo, em que 40 toneladas só de estofados foram descartadas de forma incorreta”.
E a primeira reunião online dos chamados Focus Groups ocorreu logo em junho, com o levantamento de um mapa de oportunidades, ou dos “gargalos”, na área. Na sequência, em julho, um aprofundamento das problemáticas despertadas no mês anterior. E, por último, quase às vésperas do 2º FM Connection, a linha de possíveis soluções.
“A dinâmica, então, dos Focus Groups é gerar possibilidades de transformação real pelo envolvimento de profissionais que discutem, de forma coerente e responsável, alguns entraves no sentido de buscar alternativas”, resumiu Paôla Borges.