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Assertiva em soluções de emergências críticas

PREVENÇÃO

Empresa especializada em prevenção e combate a incêndio prova que com comunicação (também) não se brinca

Em 40 anos de atividade, o Grupo Enseg, prestador de serviços em segurança e saúde, cresceu e conseguiu centuplicar, ou tornar cem vezes maior, sua quantidade de funcionários. Com tamanha escala de pessoal, há que ter bastante cuidado e atenção com o que se diz e ouve por lá:

“Nossos colaboradores são estimulados a praticar uma comunicação clara, objetiva, com educação, em que haja fluência no que se quer dizer e compreensão de tudo que se ouve. Temos uma equipe operacional bem robusta, que presta serviços externos diretamente aos clientes, em situações cruciais que entendemos ser de pós-venda. Daí a importância do cuidado redobrado com o que se comunica, com a intenção de transmitir domínio pleno e conhecimento de causa sobre todas as nossas ações”, argumenta o diretor comercial do grupo, Flavio Faria.

De acordo com ele, formas de falar e escrever e tantas outras técnicas de conversa têm lugar de destaque no mundo corporativo, mas, para que a comunição possa ser assertiva de fato, há que conhecer bem o ofício:

“Saber ouvir, perceber a hora de falar, exercer empatia, ter cuidado com a linguagem que vai utilizar com os públicos interno e externo, tudo isso é de suma importância. Mas não adianta o indivíduo ter todo esse know-how para se relacionar se não conhecer bem o serviço, o produto, a empresa. Então, nós treinamos muito os nossos colaboradores que lidam com os clientes, tanto na parte comercial quanto na operacional, para que eles tenham total propriedade sobre o que estiverem falando, de modo a saber dialogar técnica e assertivamente com cada parceiro”.

Comunicação presencial

Dada a natureza dos serviços prestados pela Enseg, o modelo híbrido ou remoto de trabalho, crescente no pós-pandemia da Covid-19, não pôde se expandir por lá, salvo em funções específicas e administrativas. Por isso, o calor humano tradicional continua sendo sentido de perto na pele: “como a nossa prática não pôde migrar em larga escala para o home office, nós temos a cultura organizacional de muita conversa tête-à-tête, com poucas reuniões virtuais e muito mais presenciais”, explica Flavio Faria.

Com mais de 80% dos trabalhadores atuando necessariamente in loco, cuidando da segurança e da saúde de pessoas que circulam por edifícios comerciais, shoppings, aeroportos e rodovias, o modelo presencial é o que continua imperando no Grupo, mas com brechas bem avaliadas caso a caso e bem-vindas na rotina:

“Devido à pandemia, todas as empresas no Brasil e no mundo tiveram que se adequar ao espírito de home office e aqui na Enseg não foi diferente. Mas, no nosso caso, só pudemos implementar esse modelo para as equipes de apoio ou de back office, por motivos óbvios e enquanto foi recomendado pelas autoridades. Hoje, baseados em planejamento, ainda conseguimos manter um esquema híbrido para esse pessoal de retaguarda, mas sem rigidez no número de dias nem na definição dos dias da semana para ficar trabalhando de casa”, justifica o diretor comercial.

Segundo ele, ainda que não possa contemplar os mais de dois mil contratados da empresa, trata-se de uma estratégia que vem dando resultados, a começar pela boa aceitação dos colaboradores: “nós começamos a sentir as pessoas mais confortáveis por estarem trabalhando de casa, sobretudo às sextas-feiras e em vésperas de feriado. E em caso de urgência de acompanhar algum familiar ao médico, por exemplo, quem não prefere estar de home office? Então, essa flexibilidade de hoje, que permite ficar um dia ou outro em trabalho remoto, por motivos pontuais, torna as pessoas mais dispostas para trabalhar, porque sabem que, numa eventual necessidade, elas têm essa possibilidade”.

Nossos colaboradores são estimulados a praticar uma comunicação clara, objetiva, com educação, em que haja fluência no que se quer dizer e compreensão de tudo que se ouve. Temos uma equipe operacional bem robusta, que presta serviços externos diretamente aos clientes, em situações cruciais que entendemos ser de pós-venda.
Flavio Faria, Diretor comercial do Grupo Enseg

Assertividade: Com o maior centro de treinamento contra incêndio do Brasil, no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o Grupo Enseg é líder nacional em capacitação de bombeiros para atuar em aeroportos.

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