R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Carta ao Leitor

CARTA AO LEITOR

Eis nós aqui de novo entregando mais um “documento” aos nossos parceiros e seguidores. Documento, sim, dada toda a seriedade e o compromisso que imprimimos em cada uma destas páginas, com registros precisos e afetivos de tudo que viemos produzindo e testemunhando no mercado de Facilities Management.

E foi tanto envolvimento na produção de nosso primeiro número, que parece, depois de um intervalo de meses, que emendamos uma revista na outra. Mesmo porque não paramos de pensar, em tempo algum, no que compartilhar com vocês, no que escolher para dizer entre tantos assuntos sensíveis e relevantes no mundo FM.

Então, por ora, decidimos falar de Modelo Híbrido & Comunicação Assertiva, dois temas emergentes e interligados que andam tomando conta da cabeça de gestores pelos quatro cantos do país, quiçá mundo afora. E fomos, mais uma vez, buscar nomes de peso para nos ajudar a refletir sobre esses que consideramos desafios.

Por modelo híbrido, poderão ver que ainda estamos (quase) todos em período de teste, buscando avaliar ganhos e eventuais perdas. É fato que conquistamos mais tempo em casa e, por assim dizer, maior convivência com a família e autonomia para organizar nossas agendas.

Mas, a despeito desses valores, que num mundo ideal devem ser inegociáveis, será que vamos prescindir mesmo daquela modalidade totalmente presencial a que fomos acostumados por décadas? Será que o home office pode dar conta da segurança e da saúde ocupacional como espera-se que sejam monitoradas nas salas e salões das empresas? De todo modo, não sabemos se para ajudar ou atrapalhar o debate, entreouvimos no decorrer das entrevistas que “mundo perfeito mesmo não teremos sob hipótese alguma”. Que pena!

E já que falamos de debate, de levantamento de questões, nosso segundo tema de análise é comunicação assertiva. Na verdade, bom seria que estivéssemos até cometendo redundância ao falar assim numa realidade em que as mensagens já tivessem garantia de pleno entendimento entre as partes. Já pensaram num modelo em que quem fala ou escreve consiga ser 100% entendido por quem ouve ou lê o discurso? Nossa… que maravilha!!!

Mas, como não vivemos no país de Alice, temos que saber lidar com os ruídos e mal-entendidos que aparecem e, no modelo híbrido, quem sabe, podemos até aprender a mitigá-los. Há quem aposte que já dispomos de tecnologias suficientes para nos expressar da forma mais inteligível esperada, mesmo sem estarmos on-line ou ao vivo no espaço. Lancemos as apostas?
Antes que o jogo comece, então, gostaríamos de agradecer formalmente por toda a confiança depositada – de uma maneira que possa ser a mais assertiva possível, com cada um de nossos leitores compreendendo o tamanho exato de nossa gratidão. Mesmo porque o FM Connection sem vocês, como já disse a canção, “nada seria!”, de verdade.

Equipe FM Connection

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

spot_img

Últimos artigos