Carta ao Leitor
E a gente não para!…
Um ano e três meses atrás, em 19 de maio de 2022, quando demos nosso primeiro passo ao lançarmos o 1º FM Connection, no Rio de Janeiro, não imaginávamos que avançaríamos tanto! Bem verdade que já sonhávamos longe, qualidade que felizmente cultivamos, mas daí a nos antever no lugar a que chegamos hoje, em outra região do país inclusive, há uma distância considerável.
E como vocês podem ver, fato é que percorremos essa distância. Estamos aqui agora, neste município considerado capital ecológica do Brasil, não por acaso, para tratar de um tema urgente e, por isso mesmo, recorrente. “Sustentabilidade” já tinha dado o tom em nosso 2º FM Connection, ocorrido em 29 de setembro, também na cidade maravilhosa, e estamos prontos para retomar esse assunto aqui nesta outra cidade tão maravilhosa quanto – ou pensavam que não conhecíamos o encanto natural e a tradição de soluções inteligentes de Curitiba, “da beleza e do (menor) caos”?
Pretendemos abrir espaço para o debate sobre práticas sustentáveis em Facility Management por estas terras da araucária, pinheiro símbolo do Paraná, fazendo-as, quem sabe, de porta de entrada e de descida ao sul brasileiro. Nosso objetivo é expandir uma conversa que já movimentamos e compartilhar ideias, projetos e, por que não, angústias com colegas de profissão ou aspirantes e todas as pessoas interessadas em fazer um tempo presente melhor. Para o futuro, como não temos intenção de esgotar nem a discussão, esperemos com responsabilidade o que está por vir, cada um cuidando melhor da sua parte.
E o que almejamos com esta revista é exatamente isso: dividir ou somar com você, nosso(a) leitor(a) cativo(a) e afetivo(a), as conquistas que ouvimos de nossos parceiros, fontes tão ricas de entrevistas e de experiências. Nesta edição, estamos falando de comportamento sustentável nos setores de aviação, hotelaria e segurança. Estamos propondo um passeio pela administração do maior parque público da capital que ora nos recebe. Estamos abordando o planejamento de workplaces no período pós-pandemia e trazendo o emergente termo “neuroarquitetura”.
Além disso, nossas páginas da vez entregam conteúdos relacionados à pegada verde em farmácia e perfumaria, à gestão de resíduos e ao armazenamento programado de bens e mercadorias. E voltamos a insistir na preocupação com a qualidade do ar interno que respiramos, dado tudo que paira nos ambientes sobre esse tópico. No mais, queremos dizer que estamos muito felizes por estarmos de novo convidando a esta leitura e muito agradecidos por tantos braços dados e pernas que não nos deixam mesmo parar! Haja “folhas, coração, juventude e fé”!
Ana Machado e Fernando Carrasqueira