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Esporte Clube Pinheiros: campeão (também) em automatização

AQUI TEM FM

Maior clube poliesportivo da América Latina investe fortemente em processos e serviços para a melhor experiência de seus 39 mil associados

Os números são grandiosos. Tanto em tradição e excelência, quanto em recursos e serviços disponibilizados a seus quase 40 mil associados. Fundado em 07 de setembro de 1899, como Sport Club Germania – de influência tipicamente alemã –, o Esporte Clube Pinheiros acumula muitas histórias e premiações ao longo de 124 anos batendo forte no coração dos Jardins, na capital paulista.

Testemunhas disso, hoje, são as cerca de 14 mil pessoas que circulam diariamente pelos seus 170 mil m² de área total, sendo metade coberta por vegetação. Para atender à tamanha demanda de público, em espaço gigantesco, haja investimento em automatização para fazer jus ao nome do clube e ao lazer, conforto e bem-estar que seus usuários vão buscar.

“Usamos tecnologias já existentes, mas, por vezes, melhoradas pelo tempo, com inovações. Nossas soluções e ferramentas tecnológicas são fundamentais para o aprimoramento de todos os nossos processos e serviços, desde a parte de infraestrutura até o tratamento de recursos humanos”, comenta o presidente do clube, Carlos Alexandre Brazolin.

Falando em infraestrutura, imagine um local esportivo com quase seis mil armários de vestiários, mais de mil vasos sanitários, 24 quadras de tênis, dois campos de futebol com medidas oficiais (mais um campo society), 15 lanchonetes, bares e restaurantes – com cerca de 140 mil atendimentos mensais – e estacionamento para 2.500 carros, entre outras estatísticas. Imaginou? Pois é. Não fosse pelos dispositivos tecnológicos adotados, alinhados à certificação internacional ISO9001:2015, de qualidade de gestão, conquistada pelo clube, nada disso estaria em pleno funcionamento da maneira como está. E a própria manutenção da água das piscinas bebe dessa fonte.

“Implementamos automatização do tratamento das piscinas, por meio de um sistema de ponta, bem moderno, que faz a dosagem na ‘vírgula’ daquilo que é necessário, de forma on-line, em tempo real, ainda com monitoramento que pode ser feito à distância, com possibilidade até de autocorreção em caso de alteração na temperatura ou na qualidade da água. Uma solução que trouxe maior eficiência e exatidão ao processo, com reaproveitamento de 60% da mão de obra em outros serviços”, explica o presidente.

Da caixa de máquinas que opera as piscinas, parte outra estratégia inteligente: sistema automático de irrigação dos campos de futebol, quadras de tênis e pista de atletismo que, em vez de utilizar água potável, passou a usar água de reuso tratada, no volume de 15 a 20 mil m³ por mês, proveniente de chuveiros e pias dos vestiários. “Usar mais vezes a mesma água reafirma o nosso compromisso com o meio ambiente”, justifica o presidente.

Tecnologia vence o placar

Além do sistema de aquecimento solar de água dos vestiários, troca de pavimentação, que ampliou e facilitou o uso de varredeira elétrica, rede de telefonia colocada em nuvem, com cerca de 500 ramais espalhados pelo clube, e substituição de grama natural dos campos de futebol por grama sintética – que permite aumentar frequência de uso, sem intervalos longos de manutenção –, as tomadas de decisões no campo da automatização e uso de novas tecnologias não param de golear!

No setor de limpeza, até mesmo um associado pode abrir um chamado, por meio de aplicativo de leitura de QR Code, e enviar alertas de necessidades dentro dos banheiros, por exemplo. Nesse sistema, existe ainda o checklist onde o colaborador, que não tiver a rotina na palma da mão pode ler o código e, com base no dia e horário, ficar sabendo a tarefa que deverá desempenhar no local naquele momento.

Para adentrar o clube, mais modernização já a partir do estacionamento, com aquele sistema de sinalizador de led para indicar vagas disponíveis tal como nos shoppings. E, uma vez na portaria, a tecnologia de biometria 3D permite que o próprio associado possa validar sua entrada, de forma automática e sem contato. Autonomia que se estende a outros protocolos, quando, de novo, o associado consegue realizar, por meio de aplicativo de celular, inscrições nas atividades esportivas, agendamento de massagem, pagamentos via Pix, acompanhamento da programação de cinema e preenchimento de formulário de aptidão de atividade física ou PAR-Q, em substituição ao velho atestado médico impresso.

São tantas conquistas, para além das 13 medalhas olímpicas para o Brasil, que Carlos Alexandre Brazolin só tem motivos para celebrar a trajetória do clube que preside desde maio para o biênio 2023/25: “nós temos muito orgulho em dizer que o Esporte Pinheiros é o clube mais olímpico do Brasil”. E caminha para ser campeão também na oferta de serviços com o uso de tecnologia. Haja vista as 758 câmeras de monitoramento espalhadas, a tecnologia de hiperconvergência e o upgrade para rede Wi-Fi 6, já com 145 antenas de acesso para eliminar qualquer ponto cego e melhorar a experiência dos associados.

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