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Flexibilidade e personalização de serviços

GESTÃO DE SERVIÇOS

Sodexo, multinacional francesa, oferece soluções para mitigar riscos de conflito nas áreas de alimentação e facilities em seus mais de 2.7 mil sites de clientes brasileiros

Fundada em Marselha, no sul da França, em 1966 e há 45 anos no Brasil, a Sodexo oferece um portfólio completo de soluções integradas de alimentação e facility management com um duplo objetivo: melhorar a qualidade da vida dos colaboradores e daqueles a quem servem e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades. A empresa é líder global em alimentação sustentável, e, também em experiências de valor em todos os momentos da vida: no trabalho, educação, saúde e diversão.

“Por meio das nossas soluções, buscamos sempre ser os melhores parceiros, tendo em vista as necessidades de cada cliente. Nesse sentido, priorizamos que nossos colaboradores atuem com transparência, comprometimento e visão empreendedora para que possamos oferecer as melhores soluções, atendendo às necessidades e também impulsionando as experiências no ambiente de trabalho”, comenta o diretor da Plataforma de Facility Management da Sodexo, Satoshi Yadoya.

A Plataforma FM é a área da empresa que suporta as operações de Facility, com foco em rever e aprimorar a gestão estratégica, a qualidade e a padronização do gerenciamento de serviços, atendendo assim às necessidades atuais e futuras de crescimento da companhia nessa área. Presente em 45 países pelo mundo, só no Brasil cuida de mais de 2,7 mil sites de clientes, em sua maioria, grandes empresas dos segmentos Corporativo, Saúde, Escolas & Universidades e Energia & Recursos (onshore e offshore). E, para evitar todo e qualquer conflito nesse vasto universo, haja empenho, foco e transparência.

“Na relação com nossos clientes, nos esforçamos para o melhor detalhamento possível dos escopos de trabalho, quantificação das áreas, acordos de nível de serviços para reduzir ao máximo a frustração de expectativas e a possibilidade de conflitos. Por meio desse detalhamento do escopo, podemos definir quais são as periodicidades, volumes de demandas preventivas, rotineiras e corretivas, e, com isso, alcançamos o melhor planejamento de equipes, equipamentos automatizados e soluções tecnológicas para cada cliente”, explica o diretor.

Outro ponto de convergência destacado por Satoshi diz respeito ao desenvolvimento e qualificação de pessoas, já que muitos dos serviços de facilities estão ligados à execução manual e ao primeiro nível de desenvolvimento no mercado de trabalho: “normalmente, equipes de operação demandam gestão e gerenciamento para alcançar os melhores resultados, e isso significa tempo de profissionais administrando o trabalho de suas equipes, focando, também, na qualidade do serviço entregue e, consequentemente, na otimização de custo e na prevenção de indisponibilidades tanto de conforto, quanto de elementos de infraestrutura fundamentais ao funcionamento das unidades. E, devido à proximidade que nossos times têm com os clientes, fica bem mais fácil respondermos de forma ágil e efetiva às demandas específicas.”

Clientes seletos e variados

Com portfólio bastante diversificado e distribuído internacionalmente, há que ter olhar atento para o todo, mas sem piscar para os detalhes. Não à toa, cada segmento atendido pela Sodexo tem planejamento estratégico calculado: “nos negócios de Energia & Recursos, que reúne mineradoras, grandes complexos e plataformas onshore e offshore, provemos toda gama de necessidades dos colaboradores de nossos clientes, em quase todos os pontos de contato da sua jornada. Muitas vezes lidando com logística de abastecimento em locais remotos ou em alto mar, recorremos ao embarque de insumos em helicóptero, por meio de contêineres e com suporte de equipes que permanecem embarcadas por cerca de duas semanas”, revela Satoshi.

Já em espaços como escolas e universidades, o executivo comenta que a atenção fica por conta da atuação fora dos horários de aulas, com intensidade redobrada nas entradas, saídas e intervalos dos alunos, já que, também, além dos serviços de facilities, há gestão de praças de alimentação. Outro segmento de forte atuação em FM da Sodexo são hospitais, onde o atendimento das áreas críticas e a execução dos serviços e cuidados com todos os ambientes dos pacientes e colaboradores são assegurados. “Participamos ativamente na percepção de conforto e qualidade e preventivamente em conjunto com as áreas de controle de infecções nos serviços de facilities, que, por sua vez, colaboram com um conjunto de soluções para suavizar o momento de cada paciente em pequenos detalhes do dia a dia”, acrescenta o diretor da Plataforma de Facility Management.

Questionado se existe alguma fórmula para lidar ou se livrar de eventuais conflitos no mundo de FM, nosso entrevistado nem titubeou: “não há uma receita pronta, pois é necessário entender cada situação. Acreditamos que a melhor solução é sempre desenvolver um relacionamento forte e transparente com os clientes, focando em entregas de soluções personalizadas que atendam de forma estratégica às suas necessidades.”

Satoshi Yadoya

Frase: “Acreditamos que a melhor solução é sempre desenvolver um relacionamento forte e transparente com os clientes, focando em entregas de soluções personalizadas que atendam de forma estratégica às suas necessidades”.

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