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Há 153 anos exalando sustentabilidade

Duas Palavras

Fundada no Rio de Janeiro em 1870, a Granado Pharmácias é a empresa de medicamentos e cosméticos mais antiga do Brasil. Com mais de 80 lojas conceito espalhadas pelo país, seis filiais na Europa e uma loja virtual, que atende a todo o continente europeu e aos Estados Unidos, adquiriu a marca Phebo em 2004. Com relação a seu compromisso sustentável, a primeira companhia brasileira a não realizar testes em animais tem o gerente de marketing, Higo Lopes, como um de seus interlocutores há quase quinze anos.

FM Connection: Quais são os principais projetos sustentáveis da Granado/Phebo?
Higo Lopes: Temos várias ações, entre elas a oferta de refis para sabonetes líquidos, que resultou na retirada de mais de dez milhões de frascos plásticos do mercado somente em 2022; utilização de mais de 90% de ingredientes naturais nas linhas de produção; uso de “plástico verde” nos produtos em bisnagas – polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar e 100% reciclável –, que conquistou o selo “I’m GreenTM Bio-based”; substituição do papel TP White (100% virgem) pelo papel Vitacycle (reciclado, com 40% de aparas pós-consumo), especialmente na linha Terrapeutics, com redução de nove toneladas de papel virgem ao ano e ampliação do uso dos selos de sustentabilidade “% de Grau de Naturalidade” e “I’m GreenTM Bio-based”. A empresa tem ainda a certificação de embalagens produzidas com árvores de manejo (selo “Conselho de Manejo Florestal” ou Forest Stewardship Council – FSC), verificada nas caixas de embarque.

Em 2020, iniciamos a logística reversa a partir da compensação ambiental de embalagens pós-consumo com envio dessas embalagens para recicladoras certificadas, gerando créditos de reciclagem para a empresa e contribuindo para inclusão do selo “Eu reciclo 100%” em todos os produtos – o que significa dizer que cada produto Granado vendido tem seu peso equivalente reciclado.

Lembrando que, só em 2022, a empresa retirou de circulação cerca de 4.775 toneladas de embalagens de plástico, papel, papelão, vidro e metal pelo sistema de logística reversa ou de reciclagem.
Em 2022 ainda, a fábrica Granado|Phebo foi considerada indústria “lixo zero”, cujo percentual de resíduos sólidos destinado aos aterros sanitários representou menos de 10% do total. Além disso, em comparação aos ciclos anteriores, houve redução expressiva da geração de efluentes e resíduos totais da fábrica e dos consumos de água e energia.

FM: Sendo a maior empregadora local de um município de médio porte, de que forma a fábrica impacta seu entorno?
HL: A Granado|Phebo hoje é a maior empregadora da iniciativa privada do município de Japeri. Um em cada três colaboradores é morador da cidade. E dois em cada três moram na Baixada Fluminense. O nosso Programa Jovem Aprendiz, em parceria com a prefeitura, prioriza a contratação de mão de obra local. E todas as parcerias e ações sociais são feitas com instituições do nosso entorno. Além disso, somos a principal apoiadora do “Japeri Golfe Rio de Janeiro”, o primeiro campo público de golfe do Brasil, criado em 2001. Sediado na vizinhança da planta fabril, tem como prioridade iniciar e incluir menores em situação de risco social na prática desse esporte, oferecendo aulas a crianças e jovens entre 8 e 18 anos, já tendo recebido centenas de alunos, todos moradores da Baixada Fluminense.

FM: Como se dá a sensibilização interna dos diferentes times?
HL: Na fábrica, temos um programa de educação ambiental e desenvolvimento social das comunidades do entorno a partir dos voluntariados empresarial e cidadão, nesse caso, dos colaboradores. Tal programa inclui palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente; construção de horta orgânica; doação de materiais de artes e kits de produtos para a Escola Municipal Professora Celita Rodrigues Andrade; visitas guiadas à fábrica e distribuição de brindes para jovens multiplicadores ambientais – dentro do “Programa Ambiente Verde Japeri”; apoio à legalização e doações para a única cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município, a Cooperativa de Japeri; doação de tambores de coleta seletiva para a Praça Marajoara e seu campo de futebol e doação de kits de produtos para a festa dos amigos das crianças Vila Central, ação promovida pelo governo local.

FM: Para uma empresa referência no setor de beleza e perfumaria, o que significa “sair bem na foto” do ponto de vista ambiental?
HL: A Granado sempre teve o cuidado como base de seus valores. A missão da empresa é desenvolver cosméticos e perfumes que representem o profundo conhecimento da farmacopeia brasileira e ofereçam o melhor zelo e bem-estar a todos! Queremos ser uma marca de beleza reconhecida mundialmente pela qualidade de nossos produtos e pelo comprometimento com a riqueza histórica e cultural do Brasil, privilegiando o uso de ingredientes nativos, a inovação, a ética nas relações e a sustentabilidade.

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