DUAS PALAVRAS
Com esse título bem fiel ao nome da presente seção (Duas palavras), vamos saber, do professor dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharias no Insper, Fabrício Barth, alguns efeitos dessa “coqueluche do mercado” empresarial. Graduado em Ciência da Computação, com mestrado e doutorado pela USP, nosso entrevistado desenvolve soluções usando Inteligência Artificial desde 2003, com diversos artigos publicados na área. Na época em que trabalhava na IBM, por exemplo, foi líder técnico da “BIA”, assistente virtual do Bradesco, e desenvolveu o projeto “A Voz da Arte” na Pinacoteca de São Paulo.
FM Connection: O que a Inteligência Artificial (IA) vem trazer para a sociedade, sobretudo para o mundo corporativo?
Fabrício Barth: A principal vantagem da inteligência artificial (IA) para o mundo corporativo é sua capacidade de automatizar processos, tornando-os mais eficientes, precisos e rápidos, resultando em economia de tempo e de recursos para as organizações. De forma geral, a automatização de atividades, rotinas e processos acontece através da adoção da tecnologia da informação. No entanto, existem algumas atividades que não são fáceis de automatizar utilizando técnicas convencionais de programação. Por isso que a IA tem tanto valor. Com ela, é possível automatizar processos que, com outras tecnologias, não seria possível. Alguns exemplos destes processos são: reconhecimento de pessoas em vídeos e imagens, detecção de fraudes financeiras e extração de dados de documentos para automatização de processos em escritórios.
FM: Quais são as possibilidades de uso da IA no dia a dia de escritórios, empreendimentos logísticos e afins?
FB: São várias essas possibilidades. Por exemplo, podemos usar IA para a automatização de tarefas repetitivas, como automatizar o processamento de documentos, propor os melhores horário e data para agendamento de reuniões entre diversas pessoas, triagem de e-mails (quais são spam e quais são extremamente importantes). A IA também ajuda na análise de grandes conjuntos de dados para identificar tendências de mercado, padrões de consumo e insights estratégicos. Assistentes virtuais baseados em IA podem fornecer suporte ao cliente, responder a perguntas frequentes e auxiliar funcionários com informações. No dia a dia, usamos vários aplicativos de tradução automática que facilitam a comunicação internacional ao traduzir documentos e mensagens em tempo real. A IA também pode ser utilizada no desenvolvimento de sistemas que otimizam rotas de entrega, considerando tráfego, condições climáticas e outros fatores. Ajuda a prever demanda e a controlar estoques de maneira eficiente. Pode ainda ser utilizada para monitoramento de cargas, manutenção preditiva de equipamentos e veículos, entre outras aplicações.
FM: O processamento de linguagem natural (PLN) é uma das inovações embarcadas em IA. Em que consistem essa tecnologia e seu caráter revolucionário?
FB: Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma área da IA que tem como objetivo permitir que as máquinas compreendam, interpretem e gerem linguagem humana de forma semelhante a como os seres humanos o fazem. Com o uso de técnicas de PLN, é possível criar soluções para tradução automática, sumarização de textos, classificação de conteúdo e atendimento ao cliente através do uso de assistentes virtuais.
FM: Como hoje avalia-se muito a “experiência do usuário” (UX), qual tem sido a melhor “experiência” em IA para usuários em geral?
FB: Experiência do usuário (UX) e IA podem ser tratados de forma distinta. No entanto, eles estão cada vez mais interligados e complementares em muitas aplicações.
Exemplificando, a IA contribui para a UX na personalização de aplicativos, ao analisar o comportamento do usuário e suas preferências para oferecer experiências personalizadas. Isso se aplica a recomendações de produtos e conteúdo personalizados, por exemplo. Assistentes virtuais baseados em IA podem melhorar o suporte ao cliente, fornecendo respostas rápidas e úteis a perguntas frequentes, melhorando a satisfação do usuário. A IA pode ser usada para gerar automaticamente designs de interfaces de usuário com base em critérios específicos, economizando tempo para designers. O contrário também se aplica, com a UX desempenhando papel importante no sucesso da IA. Por exemplo, a IA pode ser mais eficaz quando os princípios de design centrado no usuário são aplicados, tornando os sistemas de IA mais intuitivos e fáceis de usar.
FM: Por último, qual deve ser o olhar das mais diversas lideranças sobre os avanços tecnológicos, de modo a não retirar o ser humano do protagonismo das ações?
FB: Todas as pessoas precisam estar preparadas para um mundo onde a interação homem X máquina será cada vez maior. Dessa forma, as lideranças, principalmente os governos, precisam preocupar-se em fornecer educação de qualidade para toda a população, o que inclui habilidades em tecnologia e IA, investindo em programas educacionais inclusivos e atualizados para garantir que todos possam participar dos benefícios da revolução tecnológica.
Alinhada às respostas do Professor Fabrício Barth, a interface virtual de aquisição de informações mais famosa do momento, o ChatGPT, também trouxe boas novas à pergunta que fizemos:
A inteligência artificial poderá substituir os profissionais de Facility Management?
A IA pode complementar e aprimorar as operações de Facility Management, automatizando tarefas rotineiras, melhorando a eficiência e fornecendo insights valiosos com base em análises de dados.
No entanto, a presença e o papel dos profissionais de FM continuarão sendo cruciais para tarefas que exigem habilidades humanas exclusivas, ética, criatividade e adaptação contínua. A colaboração entre IA e profissionais de FM é o caminho mais provável para o futuro.
“Por exemplo, podemos usar IA para a automatização de tarefas repetitivas, como automatizar o processamento de documentos, propor os melhores horário e data para agendamento de reuniões entre diversas pessoas, triagem de e-mails”
Fabrício Barth