CARTA AO LEITOR
Começava o ano de 2022 e, junto com ele, algumas ideias fervilhando na cabeça. A principal, talvez, era a vontade de falar, de gritar aos quatro ventos o que a atividade de Facilities Management (FM) representa, não só para o universo corporativo, mas para nós, pessoalmente, que sabemos bem “a dor e a delícia” de ser o que somos. Queríamos compartilhar nossos avanços, desejos e agruras do dia a dia; ouvir e ser ouvidos por quem pudesse agregar à nossa existência. E por que não na cidade eternamente maravilhosa do Rio de Janeiro, palco ainda tão pouco usado para ensaios desse tipo?
Foi daí que surgiu a vontade de organizar um encontro presencial de profissionais de FM. Uma grande reunião, na verdade, já que as vacinas, àquela altura do campeonato, já nos tinham aberto o clarão ao fim do túnel. E o 1º FM Connection, então, nasceu! Às 18h, do dia 19 de maio, com convidados de peso e uma plateia encantada (e encantadora). Os primeiros sinais foram de caráter mais técnico e operacional para, ao final, coroarmos com o tema “Diversidade, Equidade e Inclusão” (DE&I).
Nem precisamos dizer o quão produtivo e prazeroso foi aquele evento inaugural. Que arroubo, que festival de ideias e de construção de conhecimentos! A ponto, claro, de já pensarmos em continuidade, em uma segunda data para debatermos outros tópicos de nosso repertório inesgotável.
O tema foi fácil de escolher: “sustentabilidade no dia a dia”. E precisávamos só de um intervalo para que toda a pré-produção pudesse acontecer. E foi dada a largada para o 2º FM Connection, marcado para 29 de setembro.
Bom… e aí, como já estávamos com todo o primeiro encontro disponível no YouTube, faltava um meio físico para conferirmos outra “cara”, dessa vez concreta, ao movimento que vínhamos fazendo. Eis, então, essa revista, esse presente que você tem agora em mãos, fruto de mais trabalho ainda, confiança de nossos parceiros e apoiadores e muito, mas muito amor envolvido…
Sinta-se convidado(a) a viajar pelas experiências de FM editadas nestas páginas. Dizemos
“editadas” em respeito à riqueza e ao volume de nuances que cada fonte gentilmente compartilhou conosco. E também com o pesar da impossibilidade natural de imprimir, literalmente, tudo o que o 1º FM Connection nos trouxe e representou. Por ora, assumimos o desafio, para o próximo número, de a revista ser o mais fiel possível ao que essa segunda edição do evento promete.
Esperamos que aprecie bem a jornada, sem moderação, da mesma forma que curtimos fazer e ouvir cada entrevista, diagramar cada lauda, ver cada folha ganhar frente e verso do melhor conteúdo. Nada disso teria feito o menor sentido, não fosse por você estar aí agora não para dividir, mas para multiplicar todo o nosso trabalho. De FM para (sempre) FM, com amor.
Equipe FM Connection