ABRAFAC/IFMA
IFMA e ABRAFAC: duas associações que fortalecem o trabalho de FM
Uma área profissional em franca – e relativamente recente – expansão no Brasil, na esfera executiva do mundo corporativo, mas que, nos Estados Unidos (EUA), já se encontra organizada em associação de classe desde os anos 80. O nome ficou internacionalmente conhecido em inglês. E, a esta página da revista, fica fácil saber do que estamos falando, right? Do Facility Management, com muito prazer, obrigado.
Início da regulamentação no mundo
“O IFMA ou International Facility Management Association foi fundado em maio de 1980, na cidade de Houston, no Texas, EUA. Idealizado por George Graves, inicialmente como NFMA – National Facility Management Association, reuniu 47 profissionais em seu primeiro evento, realizado logo cinco meses após sua fundação. Com a abertura do Chapter de Toronto, no Canadá, em 1982, o NFMA teve seu nome alterado para IFMA, como conhecemos hoje, iniciando, a partir daí, sua internacionalização”, conta Francisco Abrantes, Second Vice Chair da instituição.
Hoje presente em mais de cem países, ultrapassando 23 mil associados, o IFMA tem escritórios próprios de representação nos continentes europeu (Bélgica) e asiático (China e Índia). Tendo chegado ao Brasil nos anos 90, mantém parceria estratégica com a ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace) desde 2004, ano da criação dessa entidade nacional. Com interesses comuns, ambas ainda participam do Global FM, uma terceira associação que congrega agrupamentos de todo o mundo, promovendo interação entre eles. No tocante ao desenvolvimento do mercado de FM, ações que incluem formação, certificação e premiação norteiam os trabalhos aqui e lá fora.
ABRAFAC
Também sem fins lucrativos, a ABRAFAC completa maioridade se firmando como a representante oficial do setor no país. De acordo com a presidente Irimar Palombo, “nosso objetivo é desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facility Management, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras de serviços”.
Para brindar seus 1500 associados, põe em prática uma série de iniciativas para promover o setor, incluindo networking e a valorização do profissional e do seu bom relacionamento com diferentes órgãos. Um dos principais trabalhos em andamento é a busca de reconhecimento do Facility Management como profissão:
“Em meados de 2022, recorremos ao Ministério do Trabalho e protocolamos o pedido de inclusão do profissional de Facility Management, e de toda a família de cargos dentro da profissão, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Isso porque, para uma área ser reconhecida como profissão no Brasil, é necessário que conste, nessa lista da CBO, um documento que retrate a realidade das profissões no mercado de trabalho nacional, com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002”, explica Irimar Palombo, presidente da ABRAFAC.
Segundo ela, o Facility Management vem crescendo bastante no Brasil e se consolidando como conceito. Um exemplo disso, como ela mesma destaca, é o grupo de normas de gestão NBR ISO 41.000 – um grande passo nesse crescimento – que padroniza os conceitos utilizados, inclusive internacionalmente.
Irimar reforça que “o desafio agora é ter consistência nesse caminhar. Por isso o trabalho em algumas frentes, como a própria entrada na CBO, a Certificação Profissional e a formação de Comitês Técnicos dentro da ABRAFAC, que são grupos formados por especialistas para discutir temas pertinentes e elaborar documentos e recomendações. Daí o nosso chamado para profissionais de FM de todo Brasil se juntarem a nós”. E, para se associar neste exato momento, basta acessar o QR Code abaixo. Sejam muito bem-vindos!
Saiba mais em https://abrafac.org.br/associe-se