Serviços
Há 16 anos consecutivos eleita “Melhor Franquia do Brasil” no segmento de limpeza comercial pela pesquisa Serasa Experian
Com 43 anos de destaque no segmento de limpeza comercial, atendendo a mais de quatro mil empresas, diariamente, em 14 países, a Limpidus, com sede na Vila Olímpia, em São Paulo, opera 100% no modelo de franquias. E não se trata apenas de contratação e oferta de mão de obra, como costuma ser mais comum, mas da prestação de um conjunto de serviços como um todo.
“Para entender melhor, cobramos pelo serviço realizado com base num escopo de limpeza ou m² limpo, enquanto o mercado cobra por quantidade de pessoas ou por hora trabalhada, não importando o resultado, eficiência ou quantos m² foram limpos”, explica o Diretor de Operações, Victor Sodré.
Como franqueadora, a Limpidus vende um pacote completo de franquia, que inclui desde os manuais, treinamento, materiais de marketing até a entrega dos primeiros clientes para o franqueado atender. Além disso, funciona como backoffice do franqueado, para que ele não tenha o custo inicial de montar um escritório nem o custo fixo mensal para mantê-lo:
“Esse backoffice inclui o trabalho de emitir o faturamento, envio dos boletos ao cliente, receber e repassar ao franqueado o valor líquido deduzido dos royalties. Fora isso, a Limpidus cuida de todo o processo comercial envolvido, desde a apresentação da proposta, análise jurídica de contratos etc. O franqueado cuida da parte humana, ou seja, recruta, seleciona, contrata, treina e supervisiona a mão de obra e presta atendimento ao cliente. Por isso, falamos que todos os clientes Limpidus são atendidos diretamente pelo dono da empresa”, esclarece o diretor de operações.
Para abrir uma unidade da franquia, não existe perfil definido nem exigência de experiência. Segundo o diretor, “o requisito é possuir identificação com o negócio, boa comunicação verbal e escrita e disponibilidade de capital necessário para o porte que o proponente quiser iniciar, além de gostar de lidar com pessoas, ser organizado e muito focado em qualidade”.
Práticas Sustentáveis
Desde 2008, a marca implementa o “Programa GreenClean”, o primeiro de limpeza sustentável a ser certificado pelo Green Clean Institute, dos EUA, e que ajuda as empresas a obterem até 30% dos créditos necessários para a certificação Leadership in Energy & Environmental Design (LEED). A base desse programa é a redução do impacto ambiental, que engloba desde a utilização de equipamentos, materiais e produtos mais eficientes até a revisão de processos, procedimentos e frequências de limpeza.
Meio Ambiente
Cuidar do futuro é da nossa natureza
Com esse slogan, Grupo Ambiensys traduz o propósito de toda a sua gestão de resíduos, emissões, água e efluentes.
Com sede em Curitiba, no Paraná, os números do Grupo Ambiensys impressionam Brasil afora: só no ano passado (2022), quase 60 mil toneladas de resíduos foram gerenciadas por meio de 8.400 pontos de coleta e cerca de 30 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa foram evitadas, pelo uso de estratégias adequadas de destinação. Além disso, no que tange ao tratamento de efluentes, foram trabalhados em torno de 460 mil m³ de água e seus rejeitos.
Para fornecer tantas soluções de descarte de resíduos sólidos e líquidos, o Grupo lança mão de diversas tecnologias – uma delas até premiada –, como exemplifica o Gerente de Marketing e Novos Negócios, Lucca Barros: “em 2006, construímos a máquina portátil chamada Bulbox para realizar a trituração de lâmpadas fluorescentes que ficavam armazenadas em tambores. O objetivo foi facilitar a separação entre o vidro, que ia para reciclagem, e o mercúrio, considerado altamente contaminante. E já no ano seguinte, 2007, recebíamos por essa invenção o Prêmio de Inovação Operacional FINEP. Oito anos depois, em 2015, trouxemos a expertise de uma empresa alemã na mais desenvolvida tecnologia de tratamento de efluentes do mundo, baseada na sigla RO, de Osmose Reversa, que trata o efluente, permitindo que seja reutilizado para outros fins na indústria ou em aterros sanitários, numa alusão clara e limpa, com perdão do trocadilho, à cadeia de ‘reciclagem’ da água”.
Potencial multiplicador das ações
O próprio trabalho de gestão de resíduos, ao evitar o descarte inadequado, traz o benefício de proteção aos ecossistemas por livrá-los de contaminação. Entre as atividades de campo, está o “Mutirão de Limpeza nas Praias” realizado todos os anos, em três datas diferentes, mobilizando cerca de 200 voluntários a cada edição. “Procuramos mostrar o que acontece e aonde o dejeto chega quando desprezado de maneira incorreta, com o objetivo de promover a educação ambiental dos participantes e de quem acaba sendo impactado externamente – quando a ação é coberta pela mídia”, argumenta o Gerente de Marketing e Novos Negócios.
Com tamanha performance, os 250 colaboradores da Ambiensys espalhados por todo o país parecem cumprir bem seus deveres, na medida em que honram o passado de 26 anos da empresa, organizam o presente da sociedade e zelam pelo futuro da natureza. “Em nosso lema, brincamos com a palavra ‘natureza’ pelo duplo sentido que atrelamos a ela: natureza como ecossistema ou meio ambiente e, ao mesmo tempo, como essência e algo intrínseco ao nosso negócio”, explica Lucca Barros.