QUALIDADE DE VIDA
Não se pode falar em uma data precisa para sua adoção em solo brasileiro, mas já faz bem uns cinquenta anos que ele começou a se espalhar pelos caminhos indoor por onde passamos. Era a década de setenta e o piso do mundo corporativo verde e amarelo se rendia à beleza e ao conforto do revestimento têxtil.
É do carpete que estamos falando? Sim, muito prazer! Ainda mais agora depois que empresários ligados à Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) lançaram um guia pondo por terra todas as falácias históricas e fake news disseminadas na esteira do corona vírus. Se desde muito antes da pandemia já havia a crendice de se atrelar ao pavimento acarpetado a causa da rinite e de outras alergias, agora existe uma publicação, com chancela médica, comprovando que esse tipo de piso, quando bem cuidado, ainda reduz a incidência de fungos, bactérias e ácaros no ambiente. Alguém ainda duvida?
É só folhear as páginas do guia ABRITAC (Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes) para ver tudo o que pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) atestaram sobre a eficiência do cuidado e da higienização, quando especializados, na absorção da sujeira e na retirada de quaisquer patógenos das diferentes forrações. (Veja nese link.)
Empresa especializada
Se o velho e bom pavimento acarpetado já vinha perdendo cerca de 4% de popularidade ao ano, na média entre 2011 e 2019 (ver o gráfico), imagine o susto causado por toda a poeira de rumores levantada pela pandemia da Covid-19. De acordo com Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil, empresa multinacional americana com mais de 50 franquias espalhadas pelos continentes e única no mundo especializada em higienização e limpeza de superfície têxtil, há que se conscientizar a população de que carpetes e tapetes, quando tratados adequadamente, funcionam até como filtros naturais que colaboram com a qualidade do ar interno, pois, em vez de dispersar, eles retêm a poeira. “Estamos diante de uma regulação de mercado que hoje possui um guia, embasado em pesquisas científicas, comprovando que o carpete é, sim, uma alternativa maravilhosa para o ambiente construído, longe de ser um gerador de doenças respiratórias. Só precisa ser bem mantido”, explica.
Por falar em manutenção, o executivo aponta um nó até então difícil de desatar nas crenças dominantes do mundo corporativo, como apostar que empresas terceirizadas de limpeza, por elas mesmas, teriam toda a expertise necessária para fazer o dever de office como se deve. “O cuidado que líderes corporativos têm de investir no trabalho especializado de limpeza de fachada, por exemplo, visando à segurança de todos, deve ser estendido à contratação especializada de limpeza de carpete, para que os resultados obtidos, aqui também, possam ser os mais seguros e eficazes”.
E pensam que os desafios pararam por aqui? Eis que surge outro tabu do universo da tapeçaria que o time da milliCare vem combatendo há 23 anos só no Brasil: a ideia de que o assoalho com cobertura têxtil é ruim ou mais difícil de limpar. Segundo Paulo Jubilut, “o ponto crítico sempre foi ‘como manter?’, devido à tradição de total falta de conhecimento das empresas. Um exemplo disso é a histórica e corriqueira técnica de lavagem, mesmo a seco, que, além de consumir água e muito mais energia, não zela pela durabilidade do produto como deveria”.
milli Kit Tira Sujeira
A exclusividade e a eficiência oferecidas pela milliCare são resultado de uma técnica de higienização à base de milhares de partículas minúsculas secas que aderem à sujeira sólida ou à líquida, combatendo odores e alérgenos das fibras, sendo tudo retirado totalmente pelo aspirador. Para além do programa de higienização praticado no dia a dia, que mantém os índices mínimos de contaminação, a empresa desenvolveu um kit com aquelas partículas secas ou matéria-prima em menor escala para aplicação em ações pontuais. “Quando cai um café, a limpadora não tem um produto no mercado para resolver, e é aí que entra o milli Kit. É um problema de mancha que você tem que ir lá e retirar pontualmente, no intervalo de até 24 horas depois do ocorrido”, explica Jubilut.
O CEO da milliCare alerta que é preciso prestar atenção aos detalhes: “é um trabalho consultivo que a gente faz para levar o cliente a entender o seu ambiente: como ele está fazendo o processo de aspiração, se o equipamento que ele usa está correto, com que frequência e técnica ele faz a manutenção. É mostrar a importância desse tecido, o que vai muito além de limpar aquela mancha que visualmente está aparente, pois nós vamos discutir bem mais a fundo”. Jubilut ainda destaca que é preciso “mostrar para o cliente a dimensão do patrimônio que ele tem, que está relacionada à segurança e ao bem-estar do usuário, que, se não cuidar, vai comprometer inclusive a qualidade do ar. Esse papel consultivo que a gente assume é o que nos diferencia hoje”.
Facilities Management
Na relação de consultoria, muitas vezes quem segura a outra ponta são os profissionais de facilities das empresas. “O que eu faço é apoiar o trabalho desse profissional levando informação e conteúdo para que ele possa tomar a melhor decisão. Tudo embasado em pesquisas científicas e de acordo com as últimas normas de regulação do setor. Cabe a ele, então, ao contratar o serviço, exigir do seu prestador o laudo de conformidade com o guia e com o que há de mais moderno e seguro aplicado no mercado”, arremata nosso consultor.
Aconchego é o lema
A multinacional norueguesa Aker Solutions é mais uma empresa que se rendeu ao método mais sustentável de limpeza têxtil. Trabalho entregue pela milliCare, que cuida da manutenção anual de mais de 50 milhões de m² de carpete em vários países. Aqui, no Brasil, Paulo Jubilut agradece por mais essa relação de confiança: “a nossa proposta sempre foi entregar para o cliente a preservação do patrimônio por meio de técnicas de higienização que garantam a segurança sanitária para o usuário do ambiente. E a provocação de sempre? Provar por A mais B que o carpete traz um aconchego singular na criação de um ambiente muito mais gostoso. Experimente sentar em um piso frio, diante de uma lareira, e me diga lá se o vinho vai ter o mesmo gosto!”. Palavras de quem entende do assunto. Tim-tim!
Com a palavra, cliente Aker Solutions!
Entre os contratantes da expertise milliCare estão nomes como Shell do Brasil, Banco Volkswagen, Azul Seguros e Aker Solutions. Essa última, empresa do segmento de equipamentos submarinos em Oil&Gas, virou a chave do seu conceito de revestimento nos pisos de suas plataformas pela mão da gerente de Facility Management, Gislaine Ferronatto, e pela execução da coordenadora também de Facility Management, Angela Savi. Um contrato assinado em 2021 e que vem agregando alguns valores desde então:
“A parceria com a milliCare partiu de um benchmarking, em que nos chamou atenção um tipo de limpeza de carpete e cadeiras alinhado às ações de sustentabilidade da Aker Solutions. Dentro do programa ESG (Environmental, Social and Governance), sem dúvida, a redução do consumo de energia elétrica, com a consequente menor emissão de CO2, foi algo que realmente nos impressionou, assim como o zero uso de água”, explica Gislaine Ferronatto.
“Como o método não exige tempo de secagem, é possível realizar a higienização de grandes áreas em menor tempo. Daí, em um único fim de semana, ser possível realizar a limpeza de todo o nosso administrativo apenas com o pessoal da milliCare. Ao contrário do método úmido, que sempre demandava as equipes de limpeza e de manutenção predial para ligar o sistema de refrigeração e de supervisão para acompanhar o serviço. Outro ponto que cabe destacar é que há uma renovação da cor do material, devolvendo o brilho e deixando o cheiro super agradável”, complementa Angela Savi.