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O chão que você pisa

QUALIDADE DE VIDA

Não se pode falar em uma data precisa para sua adoção em solo brasileiro, mas já faz bem uns cinquenta anos que ele começou a se espalhar pelos caminhos indoor por onde passamos. Era a década de setenta e o piso do mundo corporativo verde e amarelo se rendia à beleza e ao conforto do revestimento têxtil.

É do carpete que estamos falando? Sim, muito prazer! Ainda mais agora depois que empresários ligados à Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) lançaram um guia pondo por terra todas as falácias históricas e fake news disseminadas na esteira do corona vírus. Se desde muito antes da pandemia já havia a crendice de se atrelar ao pavimento acarpetado a causa da rinite e de outras alergias, agora existe uma publicação, com chancela médica, comprovando que esse tipo de piso, quando bem cuidado, ainda reduz a incidência de fungos, bactérias e ácaros no ambiente. Alguém ainda duvida?

É só folhear as páginas do guia ABRITAC (Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes) para ver tudo o que pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) atestaram sobre a eficiência do cuidado e da higienização, quando especializados, na absorção da sujeira e na retirada de quaisquer patógenos das diferentes forrações. (Veja nese link.)

Empresa especializada

Se o velho e bom pavimento acarpetado já vinha perdendo cerca de 4% de popularidade ao ano, na média entre 2011 e 2019 (ver o gráfico), imagine o susto causado por toda a poeira de rumores levantada pela pandemia da Covid-19. De acordo com Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil, empresa multinacional americana com mais de 50 franquias espalhadas pelos continentes e única no mundo especializada em higienização e limpeza de superfície têxtil, há que se conscientizar a população de que carpetes e tapetes, quando tratados adequadamente, funcionam até como filtros naturais que colaboram com a qualidade do ar interno, pois, em vez de dispersar, eles retêm a poeira. “Estamos diante de uma regulação de mercado que hoje possui um guia, embasado em pesquisas científicas, comprovando que o carpete é, sim, uma alternativa maravilhosa para o ambiente construído, longe de ser um gerador de doenças respiratórias. Só precisa ser bem mantido”, explica.

Por falar em manutenção, o executivo aponta um nó até então difícil de desatar nas crenças dominantes do mundo corporativo, como apostar que empresas terceirizadas de limpeza, por elas mesmas, teriam toda a expertise necessária para fazer o dever de office como se deve. “O cuidado que líderes corporativos têm de investir no trabalho especializado de limpeza de fachada, por exemplo, visando à segurança de todos, deve ser estendido à contratação especializada de limpeza de carpete, para que os resultados obtidos, aqui também, possam ser os mais seguros e eficazes”.

E pensam que os desafios pararam por aqui? Eis que surge outro tabu do universo da tapeçaria que o time da milliCare vem combatendo há 23 anos só no Brasil: a ideia de que o assoalho com cobertura têxtil é ruim ou mais difícil de limpar. Segundo Paulo Jubilut, “o ponto crítico sempre foi ‘como manter?’, devido à tradição de total falta de conhecimento das empresas. Um exemplo disso é a histórica e corriqueira técnica de lavagem, mesmo a seco, que, além de consumir água e muito mais energia, não zela pela durabilidade do produto como deveria”.

milli Kit Tira Sujeira

A exclusividade e a eficiência oferecidas pela milliCare são resultado de uma técnica de higienização à base de milhares de partículas minúsculas secas que aderem à sujeira sólida ou à líquida, combatendo odores e alérgenos das fibras, sendo tudo retirado totalmente pelo aspirador. Para além do programa de higienização praticado no dia a dia, que mantém os índices mínimos de contaminação, a empresa desenvolveu um kit com aquelas partículas secas ou matéria-prima em menor escala para aplicação em ações pontuais. “Quando cai um café, a limpadora não tem um produto no mercado para resolver, e é aí que entra o milli Kit. É um problema de mancha que você tem que ir lá e retirar pontualmente, no intervalo de até 24 horas depois do ocorrido”, explica Jubilut.

O CEO da milliCare alerta que é preciso prestar atenção aos detalhes: “é um trabalho consultivo que a gente faz para levar o cliente a entender o seu ambiente: como ele está fazendo o processo de aspiração, se o equipamento que ele usa está correto, com que frequência e técnica ele faz a manutenção. É mostrar a importância desse tecido, o que vai muito além de limpar aquela mancha que visualmente está aparente, pois nós vamos discutir bem mais a fundo”. Jubilut ainda destaca que é preciso “mostrar para o cliente a dimensão do patrimônio que ele tem, que está relacionada à segurança e ao bem-estar do usuário, que, se não cuidar, vai comprometer inclusive a qualidade do ar. Esse papel consultivo que a gente assume é o que nos diferencia hoje”.

Facilities Management

Na relação de consultoria, muitas vezes quem segura a outra ponta são os profissionais de facilities das empresas. “O que eu faço é apoiar o trabalho desse profissional levando informação e conteúdo para que ele possa tomar a melhor decisão. Tudo embasado em pesquisas científicas e de acordo com as últimas normas de regulação do setor. Cabe a ele, então, ao contratar o serviço, exigir do seu prestador o laudo de conformidade com o guia e com o que há de mais moderno e seguro aplicado no mercado”, arremata nosso consultor.

Aconchego é o lema

A multinacional norueguesa Aker Solutions é mais uma empresa que se rendeu ao método mais sustentável de limpeza têxtil. Trabalho entregue pela milliCare, que cuida da manutenção anual de mais de 50 milhões de m² de carpete em vários países. Aqui, no Brasil, Paulo Jubilut agradece por mais essa relação de confiança: “a nossa proposta sempre foi entregar para o cliente a preservação do patrimônio por meio de técnicas de higienização que garantam a segurança sanitária para o usuário do ambiente. E a provocação de sempre? Provar por A mais B que o carpete traz um aconchego singular na criação de um ambiente muito mais gostoso. Experimente sentar em um piso frio, diante de uma lareira, e me diga lá se o vinho vai ter o mesmo gosto!”. Palavras de quem entende do assunto. Tim-tim!

Com a palavra, cliente Aker Solutions!

Entre os contratantes da expertise milliCare estão nomes como Shell do Brasil, Banco Volkswagen, Azul Seguros e Aker Solutions. Essa última, empresa do segmento de equipamentos submarinos em Oil&Gas, virou a chave do seu conceito de revestimento nos pisos de suas plataformas pela mão da gerente de Facility Management, Gislaine Ferronatto, e pela execução da coordenadora também de Facility Management, Angela Savi. Um contrato assinado em 2021 e que vem agregando alguns valores desde então:

“A parceria com a milliCare partiu de um benchmarking, em que nos chamou atenção um tipo de limpeza de carpete e cadeiras alinhado às ações de sustentabilidade da Aker Solutions. Dentro do programa ESG (Environmental, Social and Governance), sem dúvida, a redução do consumo de energia elétrica, com a consequente menor emissão de CO2, foi algo que realmente nos impressionou, assim como o zero uso de água”, explica Gislaine Ferronatto.

“Como o método não exige tempo de secagem, é possível realizar a higienização de grandes áreas em menor tempo. Daí, em um único fim de semana, ser possível realizar a limpeza de todo o nosso administrativo apenas com o pessoal da milliCare. Ao contrário do método úmido, que sempre demandava as equipes de limpeza e de manutenção predial para ligar o sistema de refrigeração e de supervisão para acompanhar o serviço. Outro ponto que cabe destacar é que há uma renovação da cor do material, devolvendo o brilho e deixando o cheiro super agradável”, complementa Angela Savi.

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