Hotelaria
Hotel de renome no mercado convida o hóspede a colecionar bons momentos em sustentabilidade
Período de férias chegando, hora de fazer reserva em hotel para aquela estada relaxante. E, se o motivo da viagem ainda for o trabalho, de novo a necessidade de recorrer a uma unidade hoteleira, nesse caso, mais pela praticidade e serviços de conveniência para cumprir a agenda de negócios. No entanto, de uma forma ou de outra, já percebeu que, estando fora do ambiente do lar, é um hotel que pode fazer essas vezes? Claro que se o objetivo for não apenas ter uma cama para dormir, mas toda uma estrutura de atendimento e rede de apoio 24 horas. Melhor ainda se a marca contratada tiver compromisso com as questões de Environmental, Social e Governance (ESG) para ficarmos todos bem afinados ao que se preconiza hoje no mundo.
E, já que o 4º FM Connection vem abordar o tema “Práticas sustentáveis em FM” em Curitiba, considerada capital ecológica do país, que tal uma mostra de empreendimento hoteleiro da cidade que cumpre à risca certos cuidados com o meio ambiente? E nem precisa estar agora com documentos em mãos, porque o check-in aqui quem faz somos nós mesmos, e você é nosso convidado.
Mercure, internacionalmente local
Pertencente ao grupo francês Accor, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, com mais de 500 unidades só nos continentes americanos, o Hotel Mercure Curitiba Sete de Setembro, inaugurado no ano 2000, procura atender a seus quase cinco mil hóspedes mensais dentro dos parâmetros esperados de sustentabilidade. A medida mais evidente nesse contexto é a adesão ao movimento Plastic Free, segundo a Gerente-geral Kauana Becker: “a Accor implementou algumas estratégias para reduzir a emissão de poluentes da rede em 50% até 2030 e 100% até 2050. Daí, no ano passado, 2022, tivemos a missão de eliminar mais de 50 itens de plásticos na operação dos hotéis no Brasil, seguindo determinações do Global Sustainable Tourism Council (GSTC). Passamos a retirar plásticos de uso único, como embalagens de amenities e garrafas de água, substituindo por alternativas como filtros de água, garrafas de vidro retornáveis, entre outras. Tanto que já até recebemos feedback positivo sobre isso de hóspedes mais engajados com a causa ambiental”.
Mas as boas práticas não param por aí. A gerente-geral enumera outras políticas que garantem a ocupação mais sustentável possível de seus 84 apartamentos, cada um com 42 m² de área disponível: “Nós utilizamos uma ferramenta mundial, a plataforma Gaia, onde inserimos informações do tipo: quanto foi o consumo de água, energia, gás, óleo diesel – por conta de gerador – e o desperdício alimentar. E nós temos metas estipuladas de redução de todos esses consumos, incluindo, claro, a diminuição em pelo menos 30% da quantidade de alimentos descartados.”
Ação em cadeia
E, como “uma andorinha só não faz verão”, o Mercure Sete de Setembro busca se cercar ou relacionar com empresas certificadas, que comunguem com os mesmos ideais e exercícios de sustentabilidade, sejam elas fornecedoras ou prestadoras de qualquer tipo de serviço.
“Além de a nossa rede geral ter parceria com instituições, como a Food to save, de combate ao desperdício alimentar e pela democratização do acesso à dieta de qualidade, nós aqui dessa unidade cultivamos acordos e contratos com a “Composta +”, por exemplo, firma de compostagem que passa e retira todo nosso resíduo orgânico para transformá-lo em adubo na perspectiva de economia circular. E uma das contrapartidas se dá quando ela nos entrega mudinhas de plantas germinadas a partir daquele adubo orgânico que produz. Outra ação de beneficiamento socioambiental é promovida por entidades que vêm e recolhem nossas pilhas e baterias gastas e o óleo velho de cozinha”, comenta Kauana Becker.
E como não poderiam ficar de fora de todo esse movimento verde, os hóspedes também são chamados a fazer a sua parte nas dependências do hotel. E junto à mensagem de boas-vindas, um apelo claro, objetivo e justo para que a permanência mais saudável e duradoura possa ser aquela no planeta: “Nós deixamos um bilhetinho, um flyer, em cima da cama e em alguns pontos do banheiro, orientando as pessoas a usar o enxoval de forma consciente e responsável, de modo a evitar tanto a troca durante a estada, quanto a lavagem subsequente, economizando, assim, água, energia e outros recursos”, finaliza a gerente-geral Kauana Becker, há quase quatro anos ajudando a marca referência em hotelaria a bater suas metas de negócios e de sustentabilidade.