R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Qualidade do Ambiente Interno

1º FM CONNECTION

O chão e o ar interligados

Enaltecido em verso e prosa, cantado em todos os ritmos e idiomas, ele é unanimidade mundial. Pelo menos, não há quem duvide de sua importância para a vida na Terra. E, a reboque dessa constatação vital, vêm os movimentos em defesa da manutenção de sua qualidade. Sabe de quem estamos falando? Do ar que respiramos! E, aqui nesta seção, recuperamos as falas de dois palestrantes convidados do 1º FM Connection que, sem perder o fôlego, apresentaram duas iniciativas para lá de salutares em prol do que inalamos nos ambientes internos.

Guia ABRITAC

“O guia é resultado de um trabalho que nós começamos em 2020, no começo da pandemia e no pico da discussão sobre higiene e segurança sanitária, quando novamente o tecido, o carpete e o tapete começaram a ser atacados como fontes de contaminação”, explica Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil, multinacional especializada em higiene e manutenção têxtil que forneceu todo o apoio técnico para o guia ABRITAC, lançado em agosto de 2021, pela Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes.

Segundo o executivo, a publicação está organizada em duas vertentes: “a primeira reúne orientações técnicas corretas para cuidar do revestimento têxtil e a segunda tem pegada científica, abordando quais são os reflexos testados e comprovados no ambiente interior no que tange à qualidade do ar, desmistificando a suspeita de geração de doença respiratória”. O objetivo é funcionar como um manual similar àqueles que acompanham os veículos, em uma espécie de suporte pós-venda que contém garantia e transmite segurança ao cliente ou usuário.

“Então, o guia veio para pôr um ponto final definitivo nas especulações quanto ao processo de manutenção e sobre a ciência, saúde e bem-estar do ocupante do ambiente com tecido. E a ideia foi compartilhar todo esse conhecimento com aquele grupo do 1º FM Connection para que os profissionais de facilities, além de atuar como multiplicadores, possam efetivamente transformar o mercado a partir de suas escolhas comerciais”, concluiu Jubilut, um dos signatários do texto. Para acessar o material, os endereços são www.abit.org.br e www.abrafac.org.br.

PNQAI

Reforçando a preocupação com o status de nosso principal combustível, outra publicação. Dessa vez, foi o Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno (PNQAI), apresentado por seu presidente editorial, Leonardo Cozac, também CEO da Conforlab, empresa especializada em certificação de qualidade da água e do ar. Segundo ele, as sete milhões de mortes anuais no mundo causadas pela poluição do ar (dados da Organização Mundial de Saúde) já são o suficiente para alertar quanto à necessidade de cuidarmos do que estamos respirando.

“O grande objetivo desse plano é criar na sociedade uma percepção da importância da qualidade do ar que respiramos, especialmente em ambientes fechados onde passamos a maior parte do tempo. Se pensarmos que, culturalmente, não damos a mesma atenção que destinamos à purificação da água, ingerida na quantidade de apenas dois litros por dia, comparada aos dez mil litros diários de ar que inalamos, imaginem a defasagem de processo!”.

Leonardo Cozac explica que o plano é resultado de um trabalho de pesquisa que já acontece há 15 anos, desenvolvido pelo Qualindoor, o Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA). O presidente entende, porém, que esse debate precisa ir além do setor único e principal de ar condicionado e climatização. Daí o engajamento de outros players do mercado, como biólogos, arquitetos, médicos, engenheiros ambientais e os próprios profissionais de facilities.

“É um plano de longo prazo, que já soma várias ações de todos esses agentes envolvidos, como pesquisas científicas, treinamentos e capacitações de pessoal, incentivo ao uso de novas tecnologias e elaboração de normas e legislações. Enfim, é bastante conhecimento produzido por muitos voluntários, inclusive representantes de mais de 35 organizações da sociedade. Para participar ou ter acesso a tudo isso, acesse o site www.pnqai.com.br e seja super bem-vindo!”, finalizou Leonardo Cozac.

Saiba mais em https://www.engenhariaearquitetura.com.br/2022/04/medidas-para-qualidade-do-ar-seguranca-e-saude-em-eventos

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

spot_img

Últimos artigos