R$ 0,00

Nenhum produto no carrinho.

Sustentabilidade

2º FM CONNECTION

Uma palavra de 16 letras e, talvez, número infinito de interpretações. Quem sabe até dona do conceito mais adaptado nas últimas décadas. Com sua origem ligada diretamente a questões ambientais, em uma busca rápida pela internet, logo encontramos a seguinte definição de dicionário:

“Capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais”.
* fonte: http://www.dicio.com.br

Como bem achamos que essa afirmação esteja certa, vamos tratar de ampliá-la e contextualizá-la no mundo corporativo. E com um time só de titulares pensadores no assunto. Que comece o jogo do 2º FM Connection!


Por um dia a dia mais sustentável

“É pau, é pedra, é o fim do caminho. É um resto de toco, é um pouco sozinho”… Ops! Espera lá… Que as “Águas de março” do saudoso Tom Jombim levem para bem longe essa ideia de finitude e estagnação. Pois, tendo em vista, bocas e ouvidos o que o conceito de sustentabilidade tem a dizer, “é a (mais pura) promessa de vida no teu coração”.

E apostamos bem nessa parte final da canção! Pelo menos é o que nos levam a crer nossas fontes especializadas em comportamento e medidas sustentáveis. O gerente de desempenho de contrato LATAM na Shell Brasil Petróleo, Alexandre Quedinho, por exemplo, nos traz o seguinte alento: “a sustentabilidade deixou de ser um conjunto de ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas para se tornar, senão a mais importante, uma das principais alternativas para garantirmos não somente a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, mas também a dos seres humanos!”. Que assim seja, amém.


Pequenas ações, grandes impactos

Entre a gama de escolhas e decisões que os profissionais de facilities precisam tomar, ainda há que se ter atenção às questões de sustentabilidade. Afinal, já que estamos falando de vida e bem-estar, de nada ou pouco adianta pensar em soluções para melhorar o cotidiano de prédios e escritórios sem que isso seja planejado a médio e longo prazo e com reflexos para todo o entorno.

Daí, tome ações de benchmarking e eventos como o FM Connection para, literalmente, conectar esses profissionais e promover algumas horas de formação. O primeiro palestrante dessa segunda edição, o advogado Felipe Faria, do alto de sua experiência em estudos e trabalhos sobre comportamento sustentável, propõe análise à luz da tendência mais moderna da construção civil:

“Neste momento, em que o movimento de green building passa a focar em desempenho, os profissionais, empresas e soluções que atuam na operação das edificações são cruciais. Precisamos do FM fortalecido para avançarmos no conceito de edificações autossuficientes – com zero energia, água, resíduos e carbono – e, ao mesmo tempo, confortáveis e saudáveis para os seus ocupantes”.

Um movimento que, em pleno 2022, acredita-se que seja unânime entre os gestores do mundo corporativo, haja vista a quantidade de protagonistas esperados para estrelar o 2º encontro de FM no Aqwa Corporate.


Felipe Faria
Diretor-executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há 15 anos no Green Building Council Brasil, Felipe é o responsável por dirigir e executar as atividades da organização, que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações verdes. Felipe também atuou por quatro anos no LEED Steering Committee do USGBC, órgão deliberativo e consultivo responsável por manter o LEED como ferramenta líder no mundo, participando do desenvolvimento da sua versão (LEED v4) e das discussões iniciais para a criação do sistema internacional de benchmark em edificações, hoje conhecido como plataforma ARC SKORU. Desde 2016, Felipe faz parte do Conselho de Diretores do World Green Building Council, organização supranacional que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 70 países, entidade onde preside o CEO Network Committee e também o Governance Committee.

Mesa Redonda
Bate-papo franco e direto com quem entende do assunto

Cinco pessoas de empresas e formações diferentes são convidadas a partilhar da mesma roda de conversa. O que elas têm em comum? A sustentabilidade como tema transversal de seus trabalhos.

Alexandre Quedinho, Guilherme Geronasso, Luciana Arouca, Paôla Borges e Rafael Cardozo se encontram reunidos para tratar de um assunto que bem conhecem. Cada um do seu lugar de fala, mas todos com pontos de vista similares. Até porque os cinco têm discurso e prática ligados a transformação, reciclagem, reaproveitamento, reuso ou como se queira chamar. Para o 2ª FM Connection, a expectativa de Guilherme Geronasso é “aprofundar as ideias sobre sustentabilidade corporativa, entendendo que a busca deve ser sempre pelo equilíbrio”.

Ao que Paôla Borges já acrescenta: “para tomar decisões sustentáveis, é preciso olhar para a cultura da empresa e para suas necessidades, avaliando se elas são permanentes ou temporárias”.

Por falar em cultura, Luciana Arouca defende que “sustentabilidade tem a ver com mudança de mindset, de hábitos culturais mesmo. É a gente sair do indivíduo e partir para o coletivo, numa questão de consciência: olhar para a nossa maneira de consumir e analisar quais são os impactos das nossas escolhas. E daí recorrer àquela metáfora de jogar a pedra no lago e perceber o quanto somos capazes de fazer reverberar a nossa voz”. Em outras palavras, devemos reconhecer a importância de sermos todos multiplicadores de boas práticas.

Rafael Cardozo já faz a sua parte. No dia a dia, uma das metas é criar opções de cardápio aproveitando todo o alimento, evitando ou diminuindo, assim, o desperdício. Prática certamente referendada por Alexandre Quedinho, defensor do que chama “senso de preservação da espécie”. Segundo ele, “isso nada mais é do que entendermos que fazer uso dos recursos naturais de forma consciente é a única forma de evitarmos um dano maior para o planeta e para as espécies que nele existem”.

Conheça os nossos palestrantes


Alexandre Quedinho
Contract Performance Manager LATAM na Shell Brasil Petróleo
Pós-graduado em Business and Knowledge Management com mais de 30 anos de atuação em Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, Automação Predial, Finanças e Contratos (com especialização em Gestão de contratos de energia elétrica no mercado livre). Responsável pelo gerenciamento de contratos de facilities, gestão de times, projetos e operações industriais.


Guilherme Geronasso
Responsável Técnico e Gerente Técnico-operacional na empresa Ambiensys Gestão Ambiental
Engenheiro Ambiental (PUC/PR); Engenheiro de Segurança do Trabalho (UTFPR); Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial (UFPR); Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios (FAE Business School); Diretor Técnico na Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais; Membro do Conselho de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba.


Chef Rafael Cardozo
Supervisor de Restaurantes
Estudante de Gestão em Recursos Humanos, qualificado pela Sodexo em pratos criativos e mais responsáveis, em receitas sustentáveis e love of food (guarnições vegetarianas) e em Gestão de Cozinha com foco em mitigação de DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos).


Paôla Borges
Head de Novos Negócios e lider do MESA na John Richard
Head de Novos Negócios e lider do MESA na John Richard Soluções de Mobiliário como Serviço. Especialista em Gestão de Negócios, graduada em Mercadologia e Técnica em Telecomunicações, há 11 anos transforma espaços em experiências únicas ao fazer com que empresas customizem o workplace por meio da assinatura de mobiliário com agilidade e flexibilidade. Palestrante, apresentadora e moderadora de eventos. Facilitadora no Grupo de Estudos de Global Mobility na ABRH-SP. Observadora de pessoas, espaços e comportamentos.


Luciana Arouca
Diretora de Sustentabilidade na JLL
Arquiteta com mais de 22 anos de experiência em relacionamento com clientes, desenvolvimento e gestão de projetos. Há cerca de 10 anos atuando na JLL, hoje como Diretora de Sustentabilidade lidera discussões junto às empresas, apoiando-as quanto às suas jornadas sustentáveis e à implementação de ações rumo ao alcance de suas respectivas metas. Anteriormente, liderou por seis anos as iniciativas de desenvolvimento de Novos Negócios na área de Projetos e Obras e foi agente importante para uma cultura mais colaborativa dentro da empresa, promovendo inúmeras ações de cross-selling entre as áreas de negócios. Como gerente de projetos, conduziu diversas equipes na gestão de projetos corporativos para clientes como Facebook, American Tower, WPP e Bank of America, incluindo ainda importantes programas de varejo para empresas de grande porte, como o HSBC.

Milliclick IoT
Uma plataforma para facilitar a vida do FM

“O que era bom ficou ainda melhor!”. No mínimo, é isso que vamos constatar neste 2º FM Connection, a julgar pela inovação que será apresentada pelos empresários Paulo Jubilut (milliCare Brasil) e Arthur Aikawa (Omni-electronica): uma plataforma de controle patrimonial, monitoramento diário e solicitação programada de manutenção do carpete e de todos os móveis estofados.

“O milliClick vem a ser a primeira plataforma de IoT no mundo capaz de oferecer ao profissional de facilities o gerenciamento de informações da base instalada, com acompanhamento diário das operações milliCare, incluindo relatórios microbiológicos sobre segurança sanitária e o cadastro de todos os mobiliários revestidos por tecido e sua agenda de manutenção. Além disso, qualquer colaborador pode ser envolvido no processo de limpeza quando ele mesmo abre um chamado por um dos QR Codes colocados em áreas comuns da empresa”, explica Paulo Jubilut.

E ainda tem mais valor agregado: “no passado, o camarada deixava cair café e virava as costas, achando que tinha estragado o carpete. Agora, com a disponibilidade de abrir um chamado para uma empresa com técnica especializada, ele se assume como parte da cadeia corretiva para cuidar do patrimônio quase em tempo real”. Querem mais evidências do quanto essa tecnologia promete para o dia a dia do FM?


Paulo Jubilut
CEO milliCare Brasil e Vice Presidente do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno
Formado em Propaganda e Marketing. Larga experiência em organização multinacional, sempre atuando na área de desenvolvimento e inovação, incluindo inovações patenteadas. Há 23 anos trouxe para o Brasil a exclusiva tecnologia milliCare Floor & Textile Care.


Arthur Aikawa
Sócio-fundador e CEO da Omni-electronica
Destacado pela lista Forbes Under 30 de 2019, é Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da USP com dupla diplomação na Technische Universität Darmstadt, Alemanha, onde passou pela Mercedes-Benz e conduziu o desenvolvimento de hardware em uma startup alemã de sensoriamento de ambientes. Sócio-fundador e CEO da Omni-electronica, startup focada no entendimento da dinâmica de uso e qualidade de ambientes internos com soluções de Internet das Coisas para Smart Buildings.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

spot_img

Últimos artigos