MUNDO FM
Gestores de facilities da TotalEnergies e do Mercado Livre abrem seus corações
Fernando Fernandes atua na indústria de energia. Sabrina Espinós trabalha em uma empresa de soluções em comércio eletrônico. Ele é gerente de facilities & travel na TotalEnergies EP Brasil e, ela, gerente de real state, projetos, obras e facilities no Mercado Livre. O que os dois têm em comum, além de fazerem parte do mundo FM, é “gostar de gente”:
“A principal característica que preciso ter como profissional de facilities é gostar de gente, dado que, em uma área de serviços, preciso reagir com empatia nas inúmeras vezes em que sou abordado por pessoas que estão passando por alguma situação desconfortável”, relata Fernando Fernandes. Ao que sua colega de profissão, Sabrina Espinós, acrescenta: “é gostar de cuidar de pessoas, porque hoje eu entendo que o nosso trabalho é muito mais do que cuidar de infraestrutura, é ser cuidador do bem-estar dessas pessoas e do espaço que elas utilizam”.
E haja pessoas e espaços para cuidar! Na TotalEnergies, a missão do Fernando rende pano para manga: “minha equipe é responsável pelas áreas de recepção, mensageria, copa, transportes, viagens e relocation. Além da manutenção do escritório e da residência dos expatriados, realizamos a interface com a administração do condomínio onde a empresa ocupa três andares. E, nesse setor, os dias e as demandas nunca são iguais, desde pedidos para aumentar a temperatura do ar condicionado até uma elaborada gestão de risco para manutenções corretivas”.
Uma sobrecarga de responsabilidade verificada também sob o “guarda-chuva” da Sabrina, nos mais de 140 pontos do Mercado Livre espalhados pelo Brasil: “a particularidade é que hoje eu sou responsável por uma área que começa pela construção dos escritórios, na vertical que elabora os projetos e implanta as obras, e depois passa para outra vertical, que é a de facilities. Então, eu cuido desde o embrião desses novos espaços até a prestação de um serviço que vai ad eternum, enquanto houver colaboradores trabalhando neles”.
Trabalho à base de muito amor
E, para aguentar todo esse rojão, nossos protagonistas de facilities convergem suas opiniões mais uma vez. Fernando Fernandes argumenta que “um aprendizado diário se impõe para o profissional de FM. Até pouco tempo, possuíamos um modelo de escritório somente presencial e, ao vivermos uma pandemia, fomos compelidos a adotar o trabalho remoto. Hoje, descobrimos o modelo híbrido e, para tudo isso dar certo, o profissional de facilities precisa se especializar e ainda ser o primeiro a se adaptar”.
Sabrina Esquinós põe mais ênfase no discurso: “eu costumo dizer que ser facilities manager é ter uma profissão que você ama ou abandona, porque é realmente algo que exige muito no dia a dia, com inúmeras decisões, soluções, planos B, C e D, que vão aparecendo conforme os desafios, em uma rotina que nem existe. Então, você tem que gostar muito para ser feliz nesse ramo”.
Felicidade que deve ser prato do dia no cardápio do mundo corporativo. E ser persistente e maleável nas ações do cotidiano já é um caminho para se chegar a esse nirvana: “o meu recado de FM para FM é ter resiliência, entendendo que você tem que tentar, falhar, tentar de novo, falhar de novo, e, de repente, conseguir. E ter flexibilidade para compreender que nem sempre o que você faz vai ser aceito por todo mundo, e tudo bem. Só ajustar a rota e começar de novo”, incentiva a representante do Mercado Livre.
“Primeiro de tudo, seja feliz!”, recomenda o executivo da TotalEnergies. “Talento, esforço, vocação, caráter e disciplina também ajudam, mas um sorriso no rosto e boa vontade no suporte a quem precisa são fundamentais. A soma de pequenos esforços repetidos diariamente é que leva ao sucesso e deve ser calculada em todos os campos de sua vida, não só o profissional. Dedique-se à empresa onde trabalha, à família, aos amigos e a tudo o que a vida apresentar. O amanhã está muito longe, seja feliz hoje”.