5º FM CONNECTION
Tarefa difícil imaginar como viveríamos sem os dispositivos tecnológicos que nos rodeiam. Desde as primeiras invenções de que se tem notícia, datadas de dois milhões de anos antes de Cristo, a vida vem sendo transformada, reformulada e, por vezes, até subvertida. Enquanto lá atrás, no começo, foram o machado e a lança, criados pontualmente para facilitar a caça e a defesa contra os animais, hoje mal conseguimos discernir, de cara, as aplicações das inúmeras ferramentas que brotam sem intervalo.
Sensores IoT (internet of things), inteligência artificial, realidade aumentada e virtual e o atraente e enigmático metaverso são apenas alguns exemplos de novidades (pós) modernas a nos mostrar que o futuro já invadiu o presente. E, por isso, faz-se necessário pararmos em algum momento para refletir, assimilar e entender a finalidade e importância de tantas inovações. Daí mais este nosso encontro de FM, desta vez, para trocarmos experiências, questionamentos e, por que não, angústias desse nosso mercado profissional tão dependente do que há de mais avançado em soluções tecnológicas.
Mais um enorme desafio, então, para os idealizadores, mestres do evento, facility managers Ana Machado e Fernando Carrasqueira, que terão a honra de chamar ao palco do auditório do Edifício Thera Corporate, em São Paulo, uma “nata” de especialistas sobre tecnologia e seus mais variados impactos no dia a dia corporativo e empresarial. Queira tomar seu assento, antes de virar esta página!
Reimaginando FM: uma abordagem estratégica adaptativa
É com esse título quase misterioso, encerrando enorme subjetividade, que o Prof. Dr. Moacyr da Graça irá abrir o nosso 5º FM Connection. E nem poderia ser mesmo uma chamada mais explícita e objetiva, dada a gama de conteúdos e a enorme vivência em Facility Management que nosso convidado de honra encerra. Aliás, ele mesmo foi um dos precursores da atividade de FM no país, muito antes ainda da abertura da ABRAFAC, Associação Brasileira de Facility, Management, Property e Workplace que ele próprio ajudou a criar. Coordenador do curso de MBA/USP em Gerenciamento de Facilidades, onde também foi pioneiro, já contribuiu para a formação de gerações de profissionais do ramo e, só por aí, imaginemos o tanto de conhecimento construído e prestes a compartilhar conosco. Como apenas um breve “spoiler”, ele irá falar sim dos apelos e demandas tecnológicas em FM, mas extrapolando para as relações que todo esse contexto tem com sustentabilidade e comportamento humano.
Ferramenta MilliClick IoT na Leroy Merlin
Na sequência do primeiro palestrante, uma exposição ou estudo de caso. Quando o CEO da MilliCare Brasil, Paulo Jubilut, acompanhado do sócio-fundador da Omni-electronica, Arthur Aikawa, irá convidar o gestor de facilities da Leroy Merlin, Vanderlei Toniolo, a falar sobre como são coletados, processados e recebidos os dados digitalizados pela plataforma MilliClick IoT. Por esse instrumento, pode-se monitorar, à distância, a manutenção e higienização diárias de superfícies e revestimentos têxteis da empresa, além de aferir os níveis de salubridade do ar. Com isso, a ideia será demonstrar a forma como essa solução facilita a vida dos profissionais de FM, levando-os a tomar decisões mais rápidas e acertadas.
Você tem medo de quê?
Neste momento, pausa para abordagem estritamente social, alinhada ao propósito do FM Connection de olhar também para questões humanas que acontecem para além dos escritórios. Em pauta, a produção literária de um adolescente, vencedor de certas barreiras pessoais, que escreve sobre temas sobrenaturais. À luz dessa escolha editorial, vamos investigar o medo, até aquele que pode chegar às raias do desconhecido em tecnologia. Aliás, haja “barreiras” a serem transpostas e “medo” no dia a dia das organizações.
Papo aberto
Para fechar o evento, como sempre, com chave de ouro, uma roda de conversa conduzida por cinco profissionais do mercado de Facility Management, divididos entre fornecedores e clientes. Eles irão explorar e debater estratégias tecnológicas lançadas para imprimir diferencial na gestão de prédios, contratos e pessoas. Do lado de quem fornece ou presta o serviço, uma visão didática, tutorial sobre o que cada ferramenta pode e vem agregar à rotina de clientes. Da parte desses últimos, as carências e demandas de suporte no dia a dia, mas também as promessas e recompensas que cada novo modus operandi contratado vem trazer.
Antenados a todas as respostas que os processos de automação vêm trazer ao mundo, os cinco titulares de mercado irão propor algumas provocações: quais são as habilidades profissionais exigidas hoje em FM para entrega de resultados com menor custo possível, altíssima qualidade e dentro dos objetivos de ESG? O que a tecnologia vem agregar para o alcance desses resultados e de outras metas trazidas pelos novos tempos? Duas siglas ou conceitos internacionais que embasam essas reflexões são mundo VUCA, de volátil, incerto (uncertain), complexo e ambíguo; e mundo BANI, de frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Será que existe alguém que ainda duvide dessas sensações, sobretudo, nos ambientes empresariais corporativos?
Certamente, não esses cinco conferencistas convidados, do alto das medalhas e tropeços de cada um deles. Em ordem alfabética, Alex Martins é head da área de Property Management na Brookfield Properties, a maior dona de escritórios no país. Flávio Pimentel é CEO e co-fundador da Neowrk, especializada em reorganização de workplaces. Manoel Gameiro integra o Green Building Council Brasil (GBC) e cuida da estratégia comercial da Ecoquest. Paulo Duarte é CEO da PD7 Tech, uma das líderes brasileiras em soluções que cobrem desde a infraestrutura até o metaverso. E Renato Basso é CSO do Grupo Vikings, consagrado pela prestação dos diferentes níveis de serviços de facilities.
Agora, é preparar suas perguntas, porque o bate-papo já vai ser aberto! Aquele compartilhamento de informação e construção de conhecimento que o FM Connection tanto preza por fazer acontecer!